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O FPSA Renova a certificação Pró-Gestão

Dos 325 municípios do RS que possuem Regime de Previdência Próprio (RPPS) Aratiba está entre os 10 municípios do estado a manter o programa Pró-Gestão.

No dia  23 de fevereiro o Fundo de Previdência Social de Aratiba (FPSA)  foi novamente habilitado ao  Programa de Certificação e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social - Pró-Gestão, instituído pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, através da Portaria MPS nº185/2015, alterada pela Portaria MF nº577/2017, que visa incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. O Fundo de Previdência Social  de Aratiba foi o 6º municipio do Estado do RS, a obter a  certificação.

A certificação foi outorgada ao FPSA a partir de processo que envolveu a Unidade Gestora (RPPS), Conselho de Administração, Comitê de Investimentos e Conselho Fiscal, com apoio do Poder Executivo Municipal.

A presidente do FPSA, Rosmari Angoneze, explica que a certificação foi conferida através do encaminhamento de documentação ao  Instituto de Certificação Qualidade Brasil, ICQ BRASIL,  empresa certificadora da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, onde foram avaliados e verificados e cumprimento de 24 itens, tais como: mapeamento e manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS,  estrutura de controle interno, capacitação e certificação dos gestores e servidores, política de investimentos, planejamento, transparência, ouvidoria e plano de ação. A presidente salienta que “a conquista desta certificação é fruto do trabalho de servidores capacitados e comprometidos na causa previdenciária, o que resulta em benefícios e vantagens ao órgão, destacando entre eles: melhoria na organização das atividades e processos,   maior transparência das atividades executadas, implementação do protocolo de boas práticas de gestão e padronização dos procedimentos, gerando a redução de custos e retrabalho, facilitando o acesso à informação”. Tambem a presidente Rosmari, parabenizou a equipe pela certificação. “Este resultado é fruto do trabalho dedicado que está sendo desenvolvido em prol dos servidores”.

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão do RPPS têm como finalidade, ainda, proporcionar maior controle de ativos e passivos, maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade, observados os três pilares: Controles Internos, Governança Corporativa  e Educação Previdenciária.

Segundo o Coordenador Executivo do FPSA, Nilton Antonio Mocellin, os trabalhos iniciaram em meados de setembro de 2022 e se estenderam até o inicio de fevereiro de 2022. Neste período o trabalho compreendeu a criação, ajuste e estruturação de procedimentos para atender a cada item exigido para a obtenção da certificação.

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